Nessa última segunda-feira(09) o Projeto Paraíba Paralímpica deu mais um grande passo para a instalação de mais uma unidade Polo do projeto na região do Cariri paraibano. Tendo já um polo instalado na cidade de Monteiro, a cidade ‘Mãe do Cariri’, São João do Cariri, se prepara ser a mais nova unidade do projeto paraolímpico paraibano.

O projeto que é idealizado pela SEJEL (Secretaria de Jovens, Esporte e Lazer) do Estado da Paraíba, que visa a integração de pessoas com deficiência através da prática de esportes e é executada nas Escolas das redes Municipais e Estaduais e é aberto para qualquer pessoa que possua alguma necessidade especial, independente da idade. Com aulas gratuitas nas escolas em diversos Polos espalhados por todo o estado, hoje o projeto já conta com 39 polos implantados em 21 municípios de toda a Paraíba.

São João do Cariri hoje faz parte desse projeto através do Polo implantado com a coordenação do Professor de Educação Física Rangel Silva, que vem realizando um trabalho de captação de atletas com deficiência seja ela física ou intelectual para iniciar as atividades no Polo de acordo com a classificação de cada participante.

O Coordenador do Geral do Projeto, Jonatas Castro, relatou que está muito otimista com as modalidades a serem implantadas no Polo de São João do Cariri e que brevemente virá visitar as atividades esportivas no município.

O professor sãojoãense esteve na última segunda(09) apresentando o projeto inicial na Escola Municipal Nossa Sra. dos Milagres, que em momento contou com o secretário de Esportes Laudson Brito, do secretário de Transportes Marcos Daniel, além de pais e alunos na qual apresentam algum tipo de deficiência e que estarão participando do referido projeto paraolímpico.

O prefeito Helder Trajano já abraçou o projeto pioneiro na cidade e disponibilizou espaços para a prática das modalidades, transportes para os eventos e matérias esportivos necessários para que o Polo pudesse iniciar as atividades através da parceria com as secretárias de Educação, transporte e Esportes.

Com a implantação da unidade, o projeto virá com grande intuito inicial de valorizar o paradesporto na região do Cariri, além de incentivar a inclusão social e de participar de competições esportivas, como os jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba e os Jogos Paralímpicos da Paraíba.

Cariri Esporte