Contando com o apoio maciço da sua torcida, o Treze venceu o São Paulo Crystal por 1 a 0 neste domingo, no Estádio Amigão, em Campina Grande, e garantiu a segunda vaga para a final do Campeonato Paraibano de 2023.
O gol da vitória alvinegra foi marcado por Jhonathan Moc, aos 28 minutos do primeiro tempo. No jogo da ida, os dois times empataram por 1 a 1. Na volta, quem vencesse, ficaria com a vaga.
Com a classificação, o Galo vai decidir o Estadual com o Sousa, que eliminou o Botafogo-PB com a goleada por 5 a1. O Alvinegro fará primeiro jogo em casa, em data a ser marcada pela Fedederação Paraibana de Futebol.
Além de ir à mais uma final, o Treze conquistou vagas na Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e Copa do Nordeste (Pré) ou direto.
No duelo desta tarde/noite, o Galo fez valer o mando de campo. O time começou a partida indo mais para cima do São Paulo Crystal.
Depois de uma boa jogada com Juninho, Vitão e Yamada, o Treze abriu o placar aos 28 minutos, com Jhonathan Moc. O lateral aproveiou cruzamento da esquerda e mandou para as redes de João Manoel.
Após o gol, Xandy e Rickelme se agrediram e foram expulsos. Daí para a frente, o jogo esfriou, mas ainda houve tempo para Augusto Pedra assutar o goleiro Igor Rayan, quase empatando para o Tricolor.
Na segunda etapa, o Alvinegro chegou a criar algumas oportunidades para ampliar o placar. Já o São Paulo também buscou a todo custo pelo menos empatar, paa levar a decisão da vaga para os pênaltis.
Porém, o Galo se fechou e manteve o 1 a 0 da primeira etapa, consequentemente a classificação na final, onde reencontra o Sousa.
Seis equipes de futebol amador do município de Boqueirão, no Cariri paraibano, anunciaram que não irão disputar a edição deste ano do Campeonato Municipal de Futebol. A decisão foi divulgada por meio de uma nota oficial publicada nas redes sociais dos clubes.
As equipes Avaí, Grêmio do Bento, Internacional do Taboado, Portuguesa, Vasco do Marinho e Vila Nova do Sangradouro manifestaram insatisfação com decisões relacionadas à organização, ao regulamento e à forma de disputa da competição.
O posicionamento ocorre após uma série de reuniões entre a coordenação do campeonato e as equipes participantes. As discussões teriam provocado divergências e um mal-estar entre os clubes, principalmente em relação aos critérios definidos para a realização da edição deste ano.
Entre os pontos questionados pelas equipes está a possibilidade de participação de jogadores de outros municípios. Segundo o posicionamento dos clubes, a medida comprometeria a valorização dos atletas locais e das jovens promessas do futebol de Boqueirão.
As equipes também defendem melhorias na premiação e mais reconhecimento para os clubes que contribuem para manter viva a tradição do futebol amador no município.
Na nota, os representantes afirmam que não irão compactuar com decisões que, na avaliação deles, representam um retrocesso para o esporte local. Apesar do posicionamento contrário à forma como a competição está sendo organizada, os clubes reforçam a importância da continuidade e da valorização do Campeonato Municipal, destacando o papel da competição na história esportiva de Boqueirão.
A manifestação das seis equipes coloca em evidência o debate sobre a organização do futebol amador no município, especialmente em relação à valorização dos atletas da terra, ao fortalecimento dos clubes e à construção de um campeonato que atenda às expectativas dos participantes.
Confira a nota oficial divulgada pelas equipes abaixo:
NOTA OFICIAL
Após diversas reuniões, nas quais foram discutidos e definidos, por meio de votação entre as equipes, o formato da competição e as inscrições de atletas, fomos surpreendidos com uma decisão que representa um retrocesso para o futebol amador do nosso município. As equipes buscavam, acima de tudo, a valorização da competição, com melhorias na premiação e no reconhecimento de quem mantém vivo o futebol de Boqueirão.
No entanto, a resposta foi o fim do Campeonato Municipal nos moldes conhecidos e a criação de uma copa de categoria única, disputada exclusivamente no formato mata-mata.
NÃO ABRIREMOS MÃO DOS NOSSOS JOVENS!
Acreditamos que o futebol municipal precisa de oportunidades, incentivo e espaço para todas as categorias. Não podemos aceitar que nossos jovens sejam deixados de lado em nome de um novo formato de competição.
NÃO IREMOS DISPUTAR A COPA!
Não compactuaremos com decisões que, na nossa visão, representam um retrocesso para o esporte local. Defendemos a continuidade e a valorização do Campeonato Municipal, uma competição que faz parte da história do nosso futebol e que merece respeito.
Nosso posicionamento é firme: não faremos parte do retrocesso e queremos o campeonato Municipal nos moldes votados em reunião e valorização das equipes nas quais carregam o nome da cidade nas competições regionais!
Pelo respeito às equipes, pela valorização do futebol amador!