A Copa Campina Grande de Futebol Amador conhecerá o seu novo campeão no próximo dia 22 de outubro, quando Guarani das Malvinas e São Domingos do Monte Castelo ficarão frente a frente pela grande decisão do torneio, em partida que acontecerá na Vila Olímpica Plínio Lemos, na Zona Leste da Rainha da Borborema. Até o momento foram 86 partidas disputadas pelos 24 clubes participantes da competição e 182 gols marcados, uma média de 2,11 gols a cada jogo.
Somando todas as fases, o finalista Guarani das Malvinas, equipe que tem por característica o futebol ofensivo e envolvente, chega à decisão detendo o melhor ataque da competição, com 17 gols marcados em nove jogos, uma ótima média de 1,8 gol marcado por partida. Com 13 gols marcados nas nove partidas disputadas até o momento, o São Domingos do Monte Castelo é o segundo melhor ataque da Copa, atrás apenas do próprio Guarani. O Tubarão tem uma média de 1,44 gol por jogo.
Se os finalistas da edição 2023 do torneio são reconhecidos pelo seu forte poderio ofensivo, por outro lado temos equipes que deixaram a desejar neste aspecto. É o caso de Yat do Bairro das Cidades e Veterano das Malvinas, times que foram eliminados ainda na primeira fase e marcaram, cada, apenas dois gols em toda a sua trajetória na competição.
Defensivamente falando, os finalistas também se destacam. Isso porque o São Domingos tem a melhor defesa de toda a Copa Campina, com incríveis três gols sofridos em nove jogos, uma média de 0,33 gol a cada jogo. Logo atrás do Tubarão no ranking dos melhores esquemas defensivos está o Guarani, que sofreu cinco gols em nove jogos, uma média de 0,55 gol por partida.
Na contramão dos finalistas está o Flamengo do Jenipapo, que sofreu 16 gols em seis partidas e acumulou uma amarga média de 2,66 tentos sofridos a cada jogo. Na segunda colocação está o Cruzeiro do Belo Monte, que sofreu 11 gols em 6 jogos e tem uma média de gols contra um pouco menor, de 1,83 gol a cada 80 minutos de futebol.
Confira as estatísticas da Copa Campina Grande de Futebol:
- Jogos/Partidas: 182 gols/86 partidas (2,11 gols por jogo)
- Melhor ataque: Guarani das Malvinas – 17 gols marcados
- Melhor defesa: São Domingos – 3 gols sofridos
- Pior ataque: Yat do Bairro das Cidades/Veterano das Malvinas – 2 gols
- Pior defesa: Flamengo do Jenipapo – 16 gols sofridos
- Artilheiro: Bruno (Guarani das Malvinas) e Chico Paraíba (Vasco) – 5 gols
- Maior goleada: Cruzeiro do Pedregal 0 x 6 Guarani das Malvinas
Cariri Esporte
Com GE PB/ Foto: Divulgação/Heitor Nascimento