Site Referência do Esporte do Cariri

Site Referência do Esporte do Cariri

Seleção Brasileira elimina as campeãs do mundo e vai à final do futebol feminino nas Olimpíadas

A seleção brasileira de Arthur Elias cresceu no momento certo na Olimpíada de Paris-2024. Depois de fazer uma fase de grupos bem aquém do esperado, o time se encontrou no esquema de 5-3-2 montado pelo treinador e, com mais uma vitória contra uma potência mundial — dessa vez um convincente 4 a 2 em cima da Espanha, atual campeã da Copa do Mundo —, confirmou vaga na final contra os Estados Unidos.

De quebra, a atuação quase que impecável do Brasil contra as espanholas garantiu a primeira medalha olímpica do futebol feminino brasileiro depois de 16 anos. A decisão de sábado (10), às 12h (horário de Brasília), no Parque dos Príncipes, será a terceira entre a seleção brasileira a as americanas. Nas outras duas, em Atenas-2004 e Pequim-2008, os EUA venceram na prorrogação por 2 a 1 e 1 a 0, respectivamente.

Para vencer as espanholas, a seleção brasileira recalculou a rota em relação à estratégia utilizada na derrota por 2 a 0, na terceira rodada da fase de grupos. Ao contrário daquela partida, quando adotou postura muito mais reativa, o Brasil passou a agredir mais as adversárias a partir do jogo contra a França.

Arthur Elias foi o responsável por montar uma equipe “operária”, onde todas as atletas tinham funções defensivas, mas corajosa, sem medo de pressionar times superiores e atacar com boa presença das jogadoras. Como resultado, o treinador e o elenco brasileiro tiveram duas grandes vitórias e uma medalha que não era alcançada há três edições de Jogos Olímpicos, incluindo uma no Rio de Janeiro.

Cariri Esporte

Com O Globo/ foto: Gaspar Nóbrega/COB

Compartilhe essa notícia

Facebook
WhatsApp