Será lançado na próxima sexta-feira, 22, a partir das 10h, na Câmara Municipal de Campina Grande, o livro Atletismo na Paraíba – 50 anos de História. Na obra, que foi escrita pelos professores Francisco Martins da Silva, José Luiz Ferreira, Luiz Carlos de Souza e Pedro de Almeida Pereira, destacam-se atletas que fizeram parte da gestão pública municipal e prestaram serviços à população. Entre esses atletas está o professor Teles Albuquerque, ainda lembrado pelo programa Mexe Campina, quando de sua passagem pela Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel).
Os autores são ex-atletas profissionais do atletismo, atualmente treinadores de corrida e professores universitários, como é o caso do professor Doutor José Luiz, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Atletismo na Paraíba- 50 anos de História é uma obra que traz as memórias de atletas de toda a Paraíba, com seus resultados em campeonatos regionais, nacionais e internacionais e também de seus treinadores. O leitor terá um registro do atletismo paraibano contado a partir dos anos de 1970 até os dias atuais.

No tocante ao atletismo campinense, professor José Luiz destacou que a cidade levou para o cenário nacional e internacional nomes como Francisco de Assis Paulo, Vandemberg Barbosa, Teles Albuquerque Viana, Givanildo Clementino, Edinalva Lauriano e Maria do Carmo. Segundo o professor, Campina Grande marcou positivamente a história do atletismo paraibano.
“Tudo começou com o professor Francisco Martins, criador do grupo Associação de Corredores de Rua de Campina Grande (ASCORC). Todos nós fomos alunos dele. Nós quatro, os autores do livro, somos um pouco de tudo, atletas e professores. Por isso, fazemos um convite aos desportistas e ao público em geral para participar na próxima sexta-feira deste grandioso momento do esporte paraibano”, comentou o professor José Luiz.
Codecom