Site Referência do Esporte do Cariri

Site Referência do Esporte do Cariri

Equipe do Serra Branca oficializa transição para SAF e se torna a 3ª Sociedade Anônima do Futebol da Paraíba

O Serra Branca Esporte Clube, conhecido como Carcará do Cariri, formalizou a sua transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A alteração de natureza jurídica foi registrada nos sistemas oficiais do governo federal e marca uma mudança significativa no formato de gestão do clube, que até então funcionava sob modelo associativo. Com isso, a equipe passa a integrar o grupo de clubes paraibanos que já aderiram ao regime societário-empresarial, ao lado de Botafogo-PB e CSP.

A confirmação do novo enquadramento foi evidenciada em publicação nas mídias oficiais do clube na última quarta-feira (1º), já identificando a agremiação como Serra Branca EC SAF. A mudança consolida a trajetória de reformulação iniciada em 2022, quando o antigo Paraíba Sport Clube, fundado originalmente em Cajazeiras e que também teve passagem por Itaporanga, foi transferido para Serra Branca.

Na ocasião, houve alterações de nome, escudo, cores, mascote, hino, diretoria e estatuto, configurando a fundação simbólica do atual clube em julho de 2022. De acordo com informações disponíveis na Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) e na base de dados da Receita Federal, o Serra Branca SAF possui capital social declarado de R$ 1 milhão, estando sua situação cadastral ativa desde 4 de julho de 2019.

O Quadro de Sócios e Administradores (QSA) apresenta quatro integrantes: o proprietário Enzo Ribeiro, agora registrado como presidente; o diretor Rafael Farias, atual administrador e porta-voz do clube; Dagberto Júnior, supervisor de futebol, qualificado como diretor; e João Alves Filho, também listado como diretor.

Essa estruturação jurídica insere o Serra Branca em um regime regulatório diferenciado, com autonomia empresarial e possibilidade de captação de investimentos por meio da emissão de ações, nos termos da Lei nº 14.193/2021, que dispõe sobre a constituição de SAFs no Brasil.

O Carcará, caçula do futebol profissional paraibano, alcançou em pouco tempo posição de destaque por conta da infraestrutura e do investimento, e agora se torna o terceiro clube da Paraíba a adotar a estrutura empresarial no futebol, após o CSP e o Botafogo-PB, este último que formalizou a cisão entre associação e SAF em fevereiro deste ano.

A nova fase coincide com a ampliação do calendário esportivo da equipe. A partir de 2026, com a alteração promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no regulamento da Copa do Brasil, a Paraíba passará a contar com três vagas no torneio. Além do campeão e vice do Paraibano, o terceiro colocado também será contemplado.

Assim, o Serra Branca, que encerrou a edição de 2025 na terceira posição, foi confirmado pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) como representante estadual na competição, ao lado de Botafogo-PB e Sousa. Esse acréscimo garante ao Carcará a primeira participação de sua história na Copa do Brasil, integrando-se ao grupo de 126 clubes que disputarão o certame nacional a partir do novo formato.

Paralelamente, o Serra Branca assegurou vaga na Série D 2026, o que proporcionará, pela primeira vez, a experiência de disputar simultaneamente duas competições nacionais em uma mesma temporada. O planejamento já foi iniciado. A diretoria administrativa confirmou a manutenção do técnico Roberto Maschio, que conduziu a equipe na reta final do estadual de 2025.

Cariri Esporte

Com GE PB

Compartilhe essa notícia

Facebook
WhatsApp