Site Referência do Esporte do Cariri

Site Referência do Esporte do Cariri

CAÍRAM! SAF do Botafogo-PB decide pelo desligamento do técnico Bernardo Franco e do Executivo Rodrigo Pastana

A goleada por 4 a 1 sofrida para o Campinense, no Clássico Emoção do último sábado (31), desencadeou mudanças significativas no Botafogo-PB. Neste domingo (1º), a SAF botafoguense decidiu pelo desligamento do técnico Bernardo Franco e também do executivo de futebol Rodrigo Pastana, após reunião da cúpula alvinegra que contou com a presença do investidor Fillipe Félix.

A avaliação interna foi de que o resultado negativo, além do desempenho apresentado, exigia uma reformulação imediata no comando do futebol. Bernardo Franco, que havia assumido o Belo no início da temporada, não resistiu à derrota pela 5ª rodada do Campeonato Paraibano Pixbet 2026, enquanto Pastana deixa o clube pouco mais de quatro meses após ser anunciado como responsável pelo departamento de futebol.

Esta foi a primeira experiência de Bernardo Franco no futebol nordestino. Antes do Botafogo-PB, o treinador havia comandado Cuiabá e Brusque. Após o revés diante do Campinense, o técnico destacou que o placar elástico teve origem mais no aspecto emocional do que em falhas táticas, mas o entendimento da diretoria foi de que o ciclo estava encerrado.

No comando do Belo, Bernardo Franco encerra a passagem com duas vitórias, dois empates e uma derrota, que foi justamente a goleada no clássico, totalizando um aproveitamento de 53%.

Já Rodrigo Pastana havia sido anunciado oficialmente em 28 de setembro de 2025 como o primeiro nome confirmado no futebol do Botafogo-PB para a temporada 2026. Com passagens por clubes como ABC, Ceará, Paraná, Coritiba, Cruzeiro e Vitória, o executivo vinha de um trabalho recente no Guarani, onde foi desligado em abril após um início ruim na Série C do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com as saídas, o Botafogo-PB segue momentaneamente no G-4 do Campeonato Paraibano, mas pode ser ultrapassado com a conclusão da 5ª rodada, que será encerrada neste domingo.

O próximo compromisso do Belo está marcado para quinta-feira (5), contra o Nacional de Patos, no estádio José Cavalcanti, em Patos, pela 6ª rodada do estadual. Até lá, a expectativa é de que a SAF anuncie um novo treinador e avance na reestruturação do departamento de futebol para a sequência da temporada.

Cariri Esporte

Com GE PB / Foto: João Neto/Botafogo-PB

Compartilhe essa notícia

Facebook
WhatsApp

A estrela do jovem vaqueiro caririzeiro Netinho Ramalho brilhou mais uma vez neste domingo, dia 18 de outubro. O competidor conquistou mais um importante título em sua trajetória na vaquejada, ao vencer a categoria intermediário durante uma etapa do Campeonato Portal de Vaquejada, realizada na 49ª edição da tradicional Vaquejada do Parque Maria da Luz, em Campina Grande-PB.

Natural de São João do Cariri, Netinho demonstrou talento e competência na pista, garantindo o lugar mais alto do pódio ao lado de seu cavalo, Lady Love Diego, e do esteireiro Danilo. Representando o Haras Tadeu Dantas, o jovem vaqueiro voltou a mostrar seu potencial em uma das vaquejadas mais tradicionais do Nordeste.

A conquista reforça a crescente trajetória de Netinho Ramalho no cenário da vaquejada nordestina, levando o nome de São João do Cariri e de sua equipe a competições de destaque na região.

Após a vitória, o vaqueiro fez questão de agradecer a Deus pelo momento vivido e dedicou palavras de gratidão aos familiares, especialmente ao pai e à mãe, aos amigos e amigas, além de reconhecer o apoio de seu patrão, Tadeu Dantas, fundamental em sua caminhada no esporte. Netinho também agradeceu a toda a vaqueirama que acompanha e fortalece sua trajetória.

Com mais essa conquista no currículo, Netinho Ramalho segue construindo sua história nas pistas e representando com orgulho o Cariri paraibano nas grandes competições de vaquejada do Nordeste.

CONFIRA:

CARIRI ESPORTE