Site Referência do Esporte do Cariri

Site Referência do Esporte do Cariri

ABC notifica STJD por irregularidade de técnico do Treze e pede perda de seis pontos

O ABC apresentou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma notícia de infração contra o Treze por uma suposta irregularidade do técnico Celso Teixeira. Segundo a denúncia do clube potiguar, o treinador estaria suspenso por três partidas e não poderia ter comandado a equipe paraibana no duelo contra o Confiança, pela 17ª rodada da Série C. A Procuradoria do STJD deve receber a notificação nesta segunda-feira e o procurador tem até 48 horas para acatar o recurso e apreciar o caso ou arquivá-lo. O Alvinegro de Natal foi rebaixado na Série C do Campeonato Brasileiro e uma punição ao Treze pode fazer a equipe permanecer na terceira divisão.

O ABC se baseia no Regulamento Geral das Competições 2019, pede um tratamento igual entre técnicos de futebol e jogadores, e argumenta que o Treze infringiu o artigo 214 do Código Brasileiro da Justiça Desportiva, que tem como possível pena a perda de seis pontos. No último sábado, Celso Teixeira não esteve à beira do gramado no comando do Treze na partida contra o Botafogo-PB. O Treze teria sido notificado pelo STJD quanto a este recurso do ABC.

Nesta segunda-feira, o vice-presidente jurídico do ABC, José Wilson Gomes, falou ao GloboEsporte.com que aguarda o posicionamento da Procuradoria do STJD, mas está otimista quanto a uma punição ao Treze, o que pode significar a permanência do clube de Natal na Série C.

PARA ENTENDER O CASO

Em documento enviado ao STJD, o ABC lembra que Celso Teixeira era técnico do Central e foi expulso na partida contra o Atlético-CE, no dia 9 de junho, e cumpriu suspensão automática no duelo contra o Jacuipense, no dia 15 de junho. O Central seria eliminado pelo clube baiano do dia 20 de junho. No dia 8 de julho, Celso Teixeira foi julgado pela expulsão do dia 9 e foi punido pelo STJD com a suspensão por três jogos, além de multa de R$ 5 mil, e suspensão por 30 dias.

Celso Teixeira acabou contratado pelo Treze no dia 8 de agosto, mas não participou do confronto contra o Ferroviário, no dia 11, pois não estava regularizado. A publicação no BID da CBF aconteceu no dia 14. A estreia do treinador aconteceu no jogo contra o Confiança, no dia 18, assinando a súmula da partida. No caso, ele teria que cumprir mais dois jogos de suspensão e não poderia ter trabalhado à beira do campo contra o Confiança.

Na denúncia, o ABC lembra que, a partir desta edição 2019 do Campeonato Brasileiro, o técnico de futebol passou a ter o mesmo tratamento que é dado aos atletas, passando a ser advertido com a aplicação de cartões e suspensões automáticas. “Nesse sentido, analisando o Regulamento Geral de Competições 2019, observamos claramente que agora o tratamento dado aos treinadores profissionais deve ser o mesmo que vem sendo aplicado aos atletas. Por exemplo, é o que se extrai do art. 33, o qual dispõe sobre os requisitos necessários para o atleta ter condições de jogo e, embora não traga a expressão técnico de futebol, tais exigências também são agora também aplicadas aos mesmos”, diz o ABC na notícia de infração.

COMO FICARIA?

No caso de uma possível punição com a perda de seis pontos ao Treze, o clube paraibano seria rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro – em campo, somou 19 pontos, mas ficaria com 13. O ABC, que terminou a competição com 18 pontos, na nona posição, seria salvo da degola.

Com Globoesporte.com

Compartilhe essa notícia

Facebook
WhatsApp

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), realizou na noite desta quarta-feira, 26, o 1º Pedal Solidário Dia do Feirante, reunindo mais de 200 participantes. Foi uma noite de esporte, solidariedade e homenagem aos profissionais que fazem parte da história e da economia do Município.

A iniciativa contou com a parceria da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).

A concentração e a largada aconteceram na rua Vila Nova da Rainha, em frente à Feira de Flores, de onde os ciclistas seguiram em um trajeto de mais de 10km e depois foram em direção ao Parque do Povo, encerrando o percurso.

A programação contou ainda com a apresentação da banda “Vem Comigo 83”, que animou os participantes durante o evento e contribuiu para tornar a noite ainda mais especial.

Além da prática esportiva, o evento também teve caráter solidário. Para participar, os ciclistas realizaram a doação de 2 quilos de ração para cachorro, contribuindo para uma iniciativa voltada ao cuidado e bem-estar dos animais, que será destinada a protetores da causa em Campina Grande.

Para o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Dorgival Vilar, o pedal representa uma forma de celebrar os feirantes aproximando a população de uma das tradições mais importantes de Campina Grande.

“Foi uma noite muito especial. Conseguimos reunir mais de 200 pessoas em um momento que uniu esporte, solidariedade e, principalmente, uma homenagem aos nossos feirantes. São profissionais que fazem parte da história de Campina Grande e merecem todo o nosso reconhecimento. Agradeço a cada pessoa que participou e ajudou a tornar esse evento tão bonito”, destacou o secretário.

O 1º Pedal Solidário Dia do Feirante integrou a programação de homenagens promovida pela Sesuma, em celebração aos profissionais que diariamente movimentam as feiras de Campina Grande, fortalecendo a cultura, a tradição e a economia local.

Codecom