Site Referência do Esporte do Cariri

Site Referência do Esporte do Cariri

ACEP bate APADEVI nos pênaltis e é campeã do Regional Nordeste de Futebol de Cegos; competição foi realizada em Campina Grande

A ACEP-PI conquistou, neste domingo (12), pela primeira vez na história, o título do Regional Nordeste de Futebol de Cegos, em Campina Grande. Na final, disputada no Colégio Estadual da Prata, a equipe venceu a APADEVI-PB por 2 a 1 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar. Ontem, a associação já tinha conquistado o acesso à Série B após se classificar para a final, já que a APADEVI disputa a Série A.

APADEVI e ACEP brigaram pelo título inédito. Nenhuma das equipes havia vencido a competição da CBDV até então. O duelo foi bastante disputado, porém sem balançar as redes no tempo regulamentar. A disputa por penalidades contou com o brilho do goleiro Alesson Amorim, que defendeu a cobrança que colocou a equipe em vantagem. Em seguida, seu companheiro, o camisa 9 piauiense José Henrique, estufou a rede e sacramentou a vitória.

Givaldo Junior, técnico da ACEP, falou sobre a conquista: “A nossa trajetória foi bem traçada, bem planejada, e a gente está há dois anos sem perder, hoje completam 12 jogos que a gente não perde. Então, esse título da ACEP não foi à toa, é fruto de muito trabalho, muita dedicação. Agradeço a diretoria da ACEP, agradeço aos atletas, agradeço à torcida, aos atletas associados e a todos que nos apoiaram nessa trajetória.”.


AFCP fica com o bronze

Além da conquista inédita da ACEP, a AFCP-PE fez sua melhor campanha da história e conquistou o bronze ao vencer a vice-campeã da última edição, a ESCEMA-MA, por 2 a 0, com dois gols de Miguel Santillan. A equipe foi superior ao adversário e não deu espaço para que os maranhenses chegassem perto de mudar o placar.

“Em respeito a todas as outras equipes, não é fácil montar um projeto com pessoas tão especiais como eles e você não pode errar. Graças a Deus a gente foi abençoado, a nossa equipe correspondeu em todos os jogos, se chegamos aqui foi um merecimento de todos. Agradeço ao pessoal do banco, ao pessoal de Paulista, à família que nos apoiou. Eu estou muito emocionado porque é um trabalho muito difícil de fazer, mas eu faço com prazer”, analisou Max Alexandre, membro da comissão técnica da AFCP.


Nas demais premiações individuais, o vice-campeão com a APADEVI, Juan Quintero, foi o artilheiro da competição, com 7 gols. O troféu de Melhor Goleiro foi entregue ao goleiro da ACEP, Alesson Amorim. Já o prêmio de Melhor Jogador Sub-23 do campeonato ficou com Vinicius Souza, da ESCEMA. Vale lembrar que, em setembro, a CBDV organiza os Jogos Juvenis, competição disputada pelos atletas sub-23 que se destacarem em cada Regional de futebol de cegos e goalball de 2026, além da primeira etapa do Grand Prix e da Copa Loterias Caixa de judô paralímpico.

Sobre a competição


Organizado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), o Regional Nordeste de Futebol de Cegos será realizado entre os dias 7 e 12 de abril, no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande (PB), com a participação de 12 equipes de seis estados da região – Paraíba, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia — que disputam uma vaga no Campeonato Brasileiro – Série B 2026.

A competição conta com três grupos, com quatro equipes cada. Todos jogam entre si nas chaves em turno único, e os oito melhores colocados na classificação geral, independentemente do grupo, avançam às quartas de final. Este é o primeiro Regional da modalidade, que contará com mais duas etapas, em Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Veja a tabela completa

TABELA DE JOGOS 
JOGOHORÁRIOEQUIPE APLACAREQUIPE BCHAVE
TERÇA FEIRA – 07 DE ABRIL DE 2026 
Jogo 01 APACE0X0IEACNA
Jogo 02 ACEP1X1CEDEMACA
Jogo 03 ADESUL2X0APIDB
INTERVALO
Jogo 04 NEACEP2X0AFCPB
Jogo 05 APADEVI4X0CRPC
Jogo 06 ESCEMA1X0AJECEC
QUARTA FEIRA – 08 DE ABRIL DE 2026 
Jogo 07 ADESUL1X1AFCPB
Jogo 08 NEACEP2X1APIDB
Jogo 09 APADEVI2X0AJECEC
INTERVALO
Jogo 10 ESCEMA1X0CRPC
Jogo 11 APACE0X0CEDEMACA
Jogo 12 ACEP0X0IEACNA
QUINTA FEIRA – 09 DE ABRIL DE 2026
Jogo 13 AJECE0X1CRPC
Jogo 14 APADEVI1X1ESCEMAC
Jogo 15 CEDEMAC0X0IEACNA
INTERVALO
Jogo 16 APACE0X0ACEPA
Jogo 17 AFCP2X0APIDB
Jogo 18 ADESUL1X0NEACEPB
SEXTA FEIRA – 10 DE ABRIL DE 2026
Jogo 19 APADEVI2X0CEDEMACQF1
Jogo 20 ADESUL0 (1)X(2) 0 ACEPQF2
INTERVALO
Jogo 21 ESCEMA1X0CRPQF3
Jogo 22 NEACEP0 (0)X(1) 0AFCPQF4
SÁBADO – 11 DE ABRIL DE 2026 
Jogo 23 APADEVI3X0AFCPSemi 1
Jogo 24 ACEP1X0ESCEMASemi 2
DOMINGO – 12 DE ABRIL DE 2026
Jogo 25 AFCP2X0ESCEMABronze
Jogo 26  APADEVI0 (1)X0 (2)ACEPFinal

Apoio

A realização do Regional Nordeste conta com o apoio do CBCP (Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpico).

Ascom / fotos: Alex Barros/CBDV

Compartilhe essa notícia

Facebook
WhatsApp