Mudança inesperada nos representantes da Paraíba na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. O CSP conquistou o direito de disputar a competição nacional por ter sido vice-campeão paraibano Sub-20, mas desistiu da disputa. Assim, a Queimadense, que terminou o estadual na terceira colocação, herdou a vaga e representará o futebol paraibano na Copinha ao lado do Serra Branca, que foi o campeão estadual da categoria.
Para justificar a desistência de disputar a Copinha, a diretoria do Tigre alegou desgaste da comissão técnica devido às últimas competições. Normalmente, o clube usa basicamente o mesmo elento para disputar a Copa São Paulo e a 1ª divisão do Campeonato Paraibano, mas, para 2024, a ideia é focar no estadual profissional.
Quando se fala em futebol de base na Paraíba, inicialmente, lembra-se do CSP. O Tigre é um dos principais clubes do estado em formação de atletas e, muito por isso, tem certa tradição em defender o estado na Copinha. Ao todo, foram sete participações.
Alegando desgaste e cansaço da comissão técnica, o treinador e diretor do clube, Josivaldo Alves, confirmou que o Tigre desistiu da competição.
— Entre alguns motivos, o principal deles é o desgaste e o cansaço da nossa comissão técnica, por conta de várias competições em sequência. Ano que vem vamos focar no Campeonato Paraibano — disse Josivaldo.
Vale lembrar que, neste ano, o Tigre precisou ter as partidas das três primeiras rodadas do Campeonato Paraibano adiadas, porque o time que atuou na elite do estadual foi quase que completamente o que atuou na Copinha.
A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) está ciente da desistência do Tigre, mas só oficializará a mudança nos representantes da Paraíba no decorrer desta semana.
Queimadense herda a vaga
Com a desistência do CSP, quem fica com a segunda vaga na Copa São Paulo é a Queimadense, que ficou na terceira colocação do Paraibano Sub-20. O time, inclusive, já realizou uma peneira para buscar novos atletas.
Possível terceira vaga
Tradicionalmente, a Paraíba tem duas vagas na Copa São Paulo de Futebol Júnior, portanto, em 2024 elas pertencem ao Serra Branca, que foi o campeão Sub-20, e agora à Queimadense, após a desistência do CSP. Acontece que a FPF-PB está tentando uma terceira vaga na competição, e, caso consiga, o Sousa, que foi o quarto colocado no Sub-20, também entrará no maior campeonato de base do Brasil.
Cariri Esporte
Com GE PB