Adalberto Neto, de 25 anos, natural de São José dos Cordeiros, transformou uma tragédia em inspiração. Há cerca de 1 ano e 2 meses, ele sofreu um grave acidente automobilístico que resultou em um traumatismo raquimedular e no prognóstico de tetraplegia.
O que parecia ser o fim de uma trajetória esportiva, tornou-se o início de uma nova caminhada marcada pela força, resiliência e superação. Com muita dedicação e apoio do tratamento fisioterapêutico, Adalberto reencontrou no esporte uma nova razão para competir e sonhar.
Ele passou a se dedicar à bocha paraolímpica, modalidade na qual já se prepara para grandes desafios. O jovem atleta irá disputar as Paraolimpíadas da Paraíba, na classe BC4, representando o Polo de Treinamento de São João do Cariri – PB, coordenado pelo professor Rangel Silva e vinculado ao Centro de Referência do Comitê Paraolímpico Brasileiro.
A competição estadual acontecerá entre os dias 16 e 19 de setembro de 2025, na Vila Olímpica da Paraíba, em João Pessoa. Logo depois, Adalberto terá mais um compromisso importante: nos dias 10 e 11 de outubro, ele representará novamente o Cariri Paraibano na Liga Nordeste de Bocha Paraolímpica, competição que será realizada no Ronaldão, também na capital paraibana.
A trajetória de Adalberto Neto simboliza não apenas a força do esporte adaptado, mas também a capacidade de transformar dor em esperança, servindo de exemplo para toda a região e para quem acredita que limites podem ser superados.
Cariri Esporte