A equipe de futebol amador da União Desportiva Estudantes foi totalmente surpreendida com a sua sumaria desclassificação da “COPA DO MEL 2024” sob a justificativa de agressões mútuas de ambas as equipes relatada na sumula do arbitro, decisão esta realizada pela Junta de Justiça Desportiva levando em consideração vídeos e a própria declaração do árbitro da partida.
Uma medida extremamente desigual e desproporcional, causando extremo prejuízo a esta equipe demandante, pois não deu causa aos incidentes ocorrido, mas sim, foi vítima do total destempero de membro da comissão técnica da equipe Nacional do Retiro.
O julgamento foi realizado pela Junta de Justiça Desportiva da Copa por 02 (dois) de seus membros, ou seja, realizada sem a sua composição integral, o que revela sua total nulidade. Diante disto não restou outra alternativa e acionamos o poder judiciário de modo a salvaguardar os nossos direitos e ser reinserida da competição e disputar a semifinal ou até ser declarada ganhadora do confronto, e poder jogar as finais da competição.
Pelos relatos descritos no Boletim de Ocorrência, a Sumula do Arbitro da Partida, e o próprio relatório da junta de justiça desportiva é nítido perceber que a agressão foi iniciada por membro da equipe técnica do time Nacional do Retiro. A atitude tomada pelos jogadores da UDE (demandante) após a injusta agressão sofrida por seu técnico foi unicamente protegê-lo e garantir sua integridade física, não havendo o que se falar em agressões.
O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) não contempla, em nenhuma hipótese, a punição de desclassificação (eliminação) para casos que envolva conflito entre os participantes de uma partida.
Diante da comprovada abusividade e ilegalidade da decisão proferida em desfavor da nossa equipe, não há outro caminho se não a busca do Poder Judiciário para defesa dos nossos direitos flagrantemente violados. Solicitamos o pronunciamento judicial, em caráter de absoluta urgência, declarando a nulidade absoluta da punição disciplinar imposta (desclassificação) e, por consequência, que se determine à Comissão Organizadora da Competição a inclusão da equipe UNIÃO DESPORTIVA ESTUDANTES DE CABACEIRAS na fase seguinte da COPA DO MEL 2024, qual seja a final da competição ou subsidiariamente, que ambas as equipes sejam reintegradas a competição, de modo a jogar nova partida de semifinal, excluindo da partida os jogadores punidos pela JJD.