Site Referência do Esporte do Cariri

Site Referência do Esporte do Cariri

Grêmio garimpa talentos pelo país e convida quinteto da Paraíba para semana de testes no Sul

Cinco garotos paraibanos, três do sub-15 e dois do sub-17, estão de malas prontas para o Rio Grande do Sul. Eles fazem parte do núcleo de captação do Grêmio, que funciona em João Pessoa, capital paraibana. Eles vão participar de uma semana de avaliações nas categorias de base do clube gaúcho, no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Os treinos serão de segunda-feira a sexta-feira da próxima semana.

O Grêmio tem 14 núcleos de captação espalhados pelo Brasil, em cidades estratégicas, na busca por jovens talentos para o clube. O núcleo de João Pessoa tem três anos de funcionamento, e a ligação com a sede é rotineira. O coordenador do projeto na capital paraibana é Rogério Velinho, que vai acompanhar os garotos na semana de testes, no Rio Grande do Sul.

— O Grêmio trabalha hoje com o conceito de categorias de base expandida, não se limitando apenas ao Rio Grande do Sul. Os núcleos são instalados em cidades estratégicas para garimpar talentos para o clube. Estamos levando para o clube esses cinco jovens que têm muito potencial para seguir carreira no clube — acrescentou Rogério Velinho.

Os garotos do núcleo paraibano foram em abril para uma competição que reuniu todos os núcleos do Brasil, no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado. Esses cinco selecionados se destacaram nas disputas e receberam o convite para o retorno que acontece agora. Essas semanas de testes são comuns, e o clube gaúcho sempre recebe jovens de todas as partes do país.

Um dos candidatos é Daniel Abner, de 15 anos. Ele é canhoto e joga de volante. O garoto está encarando a semana de testes como a grande oportunidade da vida dele.

— Não vou dizer que é um sonho ser um jogador de futebol, é um projeto de vida. Eu vou ser jogador de futebol! Eu vou dar tudo de mim nos treinamentos. Posso voltar morto de cansado, mas vou ter a certeza que vou ter entregado meu melhor. Eu quero ser convidado para ficar no Grêmio em definitivo— destacou o jovem atleta.

A coordenação de categoria de base do Grêmio mantém contato diário com os núcleos e monitora todos os jovens com potencial para ingressar de fato no clube. Quando existe uma necessidade de algum garoto, para alguma posição e com características específicas, os núcleos também são consultados para saber se eles têm essa peça.

Cariri Esporte

Com GE PB / Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Compartilhe essa notícia

Facebook
WhatsApp