Recebendo o total apoio da Prefeitura Municipal do Congo, através da prefeita Flavinha Sousa, a equipe do Josina Bet escreveu uma página histórica no esporte da região ao conquistar, nesta última sexta-feira (22), o título inédito da Supercopa Integração Cariri de Futsal.
A grande final foi disputada na cidade de Cabaceiras, após a perda do mando de campo por parte da equipe do Congo. Mesmo assim, o Josina Bet não se intimidou e, diante de uma bela comitiva de torcedores que marcou presença na “Roliúde Nordestina”, mostrou novamente sua força.
O time venceu os Mauricinhos de Taperoá pelo placar de 2 a 1, com gols decisivos do atleta Madeirinha. No primeiro confronto da final, realizado em Taperoá, o Congo já havia construído uma vantagem expressiva ao golear os adversários por 4 a 0, e confirmou o favoritismo ao triunfar novamente na partida de volta.
Após o apito final, a festa tomou conta do Ginásio de Esportes Jorge Gilson, em Cabaceiras. A cerimônia de premiação contou com a presença da prefeita Flavinha Sousa, do deputado Dr. Romualdo Quirino, da secretária de Cultura e Esportes Fátima Araújo e de vereadores do município do Congo. Todos celebraram junto à equipe a conquista inédita, que entra para a história como o primeiro título de Copa de Futsal em nível Cariri para o município.
A prefeita Flavinha e o deputado Romualdo Quirino fizeram questão de parabenizar os atletas do Josina Bet pelo feito, destacando o orgulho e a boa representação que o time levou para o município do Congo.
A Supercopa Integração Cariri de Futsal 2025 teve novamente a coordenação do desportista Boanerges Júnior (Júnior de Gurjão).
Seis equipes de futebol amador do município de Boqueirão, no Cariri paraibano, anunciaram que não irão disputar a edição deste ano do Campeonato Municipal de Futebol. A decisão foi divulgada por meio de uma nota oficial publicada nas redes sociais dos clubes.
As equipes Avaí, Grêmio do Bento, Internacional do Taboado, Portuguesa, Vasco do Marinho e Vila Nova do Sangradouro manifestaram insatisfação com decisões relacionadas à organização, ao regulamento e à forma de disputa da competição.
O posicionamento ocorre após uma série de reuniões entre a coordenação do campeonato e as equipes participantes. As discussões teriam provocado divergências e um mal-estar entre os clubes, principalmente em relação aos critérios definidos para a realização da edição deste ano.
Entre os pontos questionados pelas equipes está a possibilidade de participação de jogadores de outros municípios. Segundo o posicionamento dos clubes, a medida comprometeria a valorização dos atletas locais e das jovens promessas do futebol de Boqueirão.
As equipes também defendem melhorias na premiação e mais reconhecimento para os clubes que contribuem para manter viva a tradição do futebol amador no município.
Na nota, os representantes afirmam que não irão compactuar com decisões que, na avaliação deles, representam um retrocesso para o esporte local. Apesar do posicionamento contrário à forma como a competição está sendo organizada, os clubes reforçam a importância da continuidade e da valorização do Campeonato Municipal, destacando o papel da competição na história esportiva de Boqueirão.
A manifestação das seis equipes coloca em evidência o debate sobre a organização do futebol amador no município, especialmente em relação à valorização dos atletas da terra, ao fortalecimento dos clubes e à construção de um campeonato que atenda às expectativas dos participantes.
Confira a nota oficial divulgada pelas equipes abaixo:
NOTA OFICIAL
Após diversas reuniões, nas quais foram discutidos e definidos, por meio de votação entre as equipes, o formato da competição e as inscrições de atletas, fomos surpreendidos com uma decisão que representa um retrocesso para o futebol amador do nosso município. As equipes buscavam, acima de tudo, a valorização da competição, com melhorias na premiação e no reconhecimento de quem mantém vivo o futebol de Boqueirão.
No entanto, a resposta foi o fim do Campeonato Municipal nos moldes conhecidos e a criação de uma copa de categoria única, disputada exclusivamente no formato mata-mata.
NÃO ABRIREMOS MÃO DOS NOSSOS JOVENS!
Acreditamos que o futebol municipal precisa de oportunidades, incentivo e espaço para todas as categorias. Não podemos aceitar que nossos jovens sejam deixados de lado em nome de um novo formato de competição.
NÃO IREMOS DISPUTAR A COPA!
Não compactuaremos com decisões que, na nossa visão, representam um retrocesso para o esporte local. Defendemos a continuidade e a valorização do Campeonato Municipal, uma competição que faz parte da história do nosso futebol e que merece respeito.
Nosso posicionamento é firme: não faremos parte do retrocesso e queremos o campeonato Municipal nos moldes votados em reunião e valorização das equipes nas quais carregam o nome da cidade nas competições regionais!
Pelo respeito às equipes, pela valorização do futebol amador!