Site Referência do Esporte do Cariri

Site Referência do Esporte do Cariri

Otávio se apresenta à Portugal e vai ser o quinto paraibano a disputar uma Copa do Mundo

Único paraibano convocado para disputar a Copa do Mundo do Catar, o meia Otávio já está integrado ao time de Portugal. O jogador se apresentou ontem com o elenco em dia de polêmica envolvendo o craque Cristiano Ronaldo. Burburinho à parte, o paraibano de João Pessoa vai fazer história no Oriente Médio. Isso porque ele é o quinto do seu estado a disputar o mundial de futebol.

No Catar, Otávio vai em busca de um título inédito de Copa do Mundo para Portugal. Quinto paraibano a jogar a competição, o meia é o primeiro entrando em campo com a camisa de outra seleção. Antes dele, quatro nomes jogaram pelo Brasil, e um, inclusive, foi campeão mundial.

O primeiro paraibano a jogar uma Copa do Mundo foi Aluísio Francisco da Luz, mais conhecido como Índio, natural do município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. O atacante, que fez história com a camisa do Flamengo , disputou a Copa de 1954, na Suíça. O Brasil acabou eliminado nas quartas de final ao ser derrotado pela Hungria.

Anos depois, Leovegildo Lins Gama Júnior, que viria a se tornar um maestro, foi lembrado pelo técnico Telê Santana. Também não era para menos, Júnior, que é natural de João Pessoa, já brilhava com a camisa do Flamengo. O lateral jogou as Copas de 1982 e 1986. Nos dois mundiais, o Brasil foi eliminado, na primeira pela Itália e na segunda pela França.

Em 1994, nos Estados Unidos, Iomar do Nascimento cravou de vez o seu nome na história da seleção brasileira. Mazinho, de Santa Rita, foi peça importante do elenco de Carlos Alberto Parreira, que terminou a Copa do Mundo com o tetracampeonato. Até hoje, o ex-jogador é o único paraibano a levantar a taça de campeão do mundo.

Mais recentemente, em 2014, Givanildo Vieira de Sousa, apelidado de Hulk, foi titular do time que tinha Luiz Felipe Scolari como técnico. A seleção brasileira foi para a Copa do Mundo do Brasil repleta de expectativa, mas o resultado final foi traumático. Hulk foi titular praticamente durante toda a competição e estava naquela tarde de 8 de julho, quando o Brasil foi massacrado pela Alemanha pelo placar de 7 a 1.

Oito anos depois, Otávio vai ter a chance de escrever a sua história. Aos 27 anos, ele é um dos principais jogadores do Porto. Pela seleção portuguesa, foi importante ao contribuir na classificação para a Copa do Mundo, como no gol diante da Turquia, pela repescagem das Eliminatórias europeias. O meia defende o Dragão desde 2014, quando deixou o Internacional, e acumula títulos e liderança em campo.

No Catar, Portugal está no Grupo H, junto com Uruguai, Coreia do Sul e Gana. A estreia portuguesa está marcada para o dia 24, mesmo dia da estreia do Brasil, só que às 13h, contra a tradicional seleção africana.

Com Globo Esporte PB/Foto reprodução via Instagram

Compartilhe essa notícia

Facebook
WhatsApp