Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 20 de fevereiro, o prefeito Bruno Cunha Lima sancionou a lei que viabiliza o apoio financeiro do Município aos times Treze e Campinense Clube, por meio de cotas de patrocínio. O projeto de lei, enviado à Câmara de Vereadores, foi aprovada por unanimidade, em caráter de urgência, na última terça-feira, 18. O prefeito justificou a adoção de uma linha menos burocrática para a execução do projeto.
“Só faz sentido lançar um programa de apoio se você facilitar o acesso a esse apoio. Se você cria e coloca qualquer barreira, vira apoio pra ‘inglês ver’. No caso, aqui, é fazer com que os nossos times tenham acesso. O que nós fizemos foi o oposto. O que a gente quer é efetivar de forma célere a transparente”, afirmou o prefeito Bruno Cunha Lima
O presidente do Campinense Clube, Flávio Torreão, elogiou a tramitação por parte da Prefeitura, facilitando o acesso dos clubes aos valores, que serão de R$ 150 mil para cada uma das equipes participantes da primeira divisão do Campeonato Paraibano, mais R$ 150 mil para os mesmos times, caso as agremiações figurem em alguma divisão do Campeonato Brasileiro.
“Esse valor que a Prefeitura está investindo, retornará aos cofres do Município nos dias de jogos com os restaurantes cheios, os bares, hotéis, o comércio. Futebol é paixão, mas também é geração de empregos e renda. O prefeito Bruno teve a sensibilidade de enxergar isso”, afirmou o presidente raposeiro, Flávio Torreão.
Já o mandatário alvinegro, o empresário Arthur Almeida, Bolinha, destacou a importância do incentivo como propulsor da economia local, por meio do Futebol. O Treze estará representando Campina Grande na Série D nacional a partir da primeira quinzena de abril.
“O prefeito Bruno transformou isso em lei municipal. Então não é coisa de só uma gestão e isso dá uma segurança aos clubes. A importância social é enorme, dentre outras como a econômica. Parte desse valor será investido pelo Treze, em categorias de base”, destacou Arthur Bolinha.
Para ter acesso aos recursos, os clubes precisarão apresentar certidão negativa de débitos municipais. Ainda, em contrapartida, os clubes exibirão publicidades institucionais da PMCG nos uniformes, instalações recreativas e sociais, dentre outros.





Também está definida na parceria a reserva de, no mínimo, 20% das vagas nas categorias de base para alunos da Rede Municipal de Ensino, como também a promoção da inclusão esportiva para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Caberá a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), formalizar a parceria com as agremiações.
“A partir de agora, nos reuniremos com os clubes para fazer com que esses valores sejam disponibilizados o mais rápido possível. A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei por unanimidade e nós ficamos felizes em poder apoiar nossos amados clubes de forma definitiva”, finalizou o secretário da Sejel, Ronaldo Cunha Lima Neto.
Presenças
Prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Alcindor Vilarim; os vereadores Alexandre do Sindicato, Frank Alves, Luciano Breno e Pâmela Vital, além de secretários municipais e lideranças comunitárias.
Ainda os secretários Marcos Alfredo, chefe de Gabinete, Renato Gadelha, de Agricultura; Tâmela Fama, de Desenvolvimento Econômico, e Vitor Ribeiro, superintendente da STTP.
Cariri Esporte
Com Codecom