Neste último domingo(19), foi realizado no município de Pocinhos, interior do estado, a 1ª etapa do Circuito Pocinhense de Corrida de Argolinha.
O evento veio com grande intuito de resgatar e fortalecer as demais praticas esportivas, além de valorização e resgate da cultura do município.
A primeira etapa foi realizada no Parque Manoel Marinho, no Campo de Cacimba Nova, zona rural de Pocinhos, e contou com a participação numerosa de amantes da modalidade esportiva.
Em evento idealizado pela Prefeitura Municipal de Pocinhos, através da prefeita Eliane Galdino, e da coordenação da Secretaria de Cultura e Esporte, na pessoa do secretário, Tiago Monteiro, a gestão municipal prestou uma homenagem ao saudoso pocinhense Geraldo Avelino.
A gestão municipal destacou que em cada nova etapa, que acontecerão a cada três meses, um amante desse esporte tão representativo para a cidade será homenageado.









CONHEÇA MAIS SOBRE A CORRIDA DE ARGOLINHA
A Corrida de Argolinha é uma tradição milenar que tem origem na era medieval. A competição é considerada um esporte no interior do Nordeste e pode ser praticada com jegues ou cavalos.
A corrida funciona com homens montados em seus cavalos, que devem retirar com a ponta de sua lança pequenas argolinhas do tamanho de um anel, presas por barbantes em um poste enfeitado de papel colorido.
Os cavaleiros estão sempre em alta velocidade e devem exercitar sua pontaria para conseguir resgatar as argolinhas. Segundo a tradição, como as argolinhas são similares aos anéis, elas devem ser oferecidas às mulheres ou às pretendentes dos competidores como um símbolo de amor.
REGRAS
A corrida funciona com homens montados em seus cavalos, que devem retirar com a ponta de sua lança pequenas argolinhas do tamanho de um anel, presas por barbantes em um poste enfeitado de papel colorido. Os cavaleiros estão sempre em alta velocidade e devem exercitar sua pontaria para conseguir resgatar as argolinhas.
COMO COMPETIR
Os competidores dividem-se em duas equipes e as corridas acontecem em dupla, sendo que uma dupla corre de cada vez. A partir da largada eles correm em disparada com seus cavalos e vence a equipe que mais conseguir retirar as argolinhas dos postes.
Em muitas competições, prêmios são oferecidos aos ganhadores, como garrote, carneiros, burrinhos, entre outros. Eles dependem dos organizadores de cada competição e do porte do evento, quase sempre promovido em um ambiente rural.
Cariri Esporte