O futebol nordestino está em festa! Isso porque, as equipes do Sport Recife e Ceará conseguiram o tão sonhado acesso à elite do futebol brasileiro.
Este domingo (24) marcou a rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024 e a definição dos outros três times que sobem para a Série A do ano que vem – o Santos já garantiu acesso e título antecipadamente. Sob muita emoção e mudança de cenários, quatro jogos simultâneos da 38ª e última rodada fizeram com que quatro times disputassem as vagas restantes.
Mirassol, Ceará e Sport se juntaram ao Santos, e as quatros equipes disputarão a Série A do Brasileirão em 2025.
Destacando as equipes do Nordeste, quem brilhou e colocou de volta o Sport na elite foi o atacante Lucas Lima, ex-Santos, que marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre seu ex-clube, na Ilha do Retiro, no Recife. O Leão retorna ao principal campeonato brasileiro depois de três anos na Segundona – foi rebaixado em 2021.
Outro nordestino que está de volta é o Ceará, que mesmo empatando sem gols com o Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas, garantiu o acesso. Graças ao Goiás, que derrotou o Novorizontino por 1 a 0, no Heilé Pinheiro, em Goiânia, gol de Paulo Baya. Com isso, o Vozão termina na quarta posição, com 64 pontos, mesma pontuação da equipe de Novo Horizonte, mas com uma vitória a mais (19 a 18). Desde 2022, quando foi rebaixado, que não disputa a Série A.
Agora, no Brasileirão de 2025 teremos um fato inédito, cinco equipes do Nordeste disputando à elite do futebol: Fortaleza, Bahia, Vitória, Ceará e Sport. Com certeza, o torcedor nordestino está em festa e feliz pelo acesso de mais duas equipes nordestinas à elite do nosso futebol brasileiro.
Cariri Esporte
Foto capa: Paulo Paiva / Sport Recife