O Treze marcará presença em mais uma edição da Série D do Campeonato Brasileiro. O Galo da Borborema garantiu a vaga na disputa nacional com a conclusão da temporada 2025 e a definição do Ranking Nacional de Clubes (RNC) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O time assegurou a participação a partir do critério quatro, e com o Tocantinópolis chegando à final do Campeonato Tocantinense.
O calendário do Alvinegro de Campina Grande para 2026 ainda estava em aberto, esperando a conclusão das competições nacionais para confirmar ou não a participação do clube na quarta divisão. Isso porque, para o próximo ano, a CBF aumentou o número de vagas no campeonato, de 64 para 96, dando margem à uma possível vaga ao Galo.
Agora, além da atuação no Campeonato Paraibano, o Treze terá mais um desafio: a Série D. Dentro dos critérios definidos pela CBF, o time assegurou a vaga por meio do RNC — o quarto critério. Mas, também, com a chegada do Tocantinópolis à finalíssima do estadual, aumentando o número de vagas distribuídas no ranking.
A Série D terá início no dia 5 de abril e se estenderá até 13 de setembro. Os 96 clubes garantidos na competição serão organizados em 16 grupos formados por seis equipes cada. Avançam para a segunda fase os quatro primeiros colocados de cada Chave. A partir daí, os duelos serão no formato eliminatório. Todos os semifinalistas garantirão vaga na Série C de 2027.
Além do Treze, o estado paraibano será representado pelas equipes de Sousa e Serra Branca, que asseguraram a vaga na quarta divisão com a campanha pelo estadual deste ano.
Cariri Esporte
Arena Correio








