Site Referência do Esporte do Cariri

Site Referência do Esporte do Cariri

Visando a sua participação na Copa Paraíba de Futebol 2021, equipe do Santa Cruz da Caiçairinha vence primeiro amistoso do ano

Visando a sua participação inédita na Copa Paraíba de Futebol Amador 2021, a equipe do Santa Cruz da Caiçairinha realizou na tarde deste sábado(09), o seu primeiro amistoso de futebol desta temporada.

A agremiação cabaceirense que recentemente passou por uma reformulação em sua diretoria técnica, tendo como novos integrantes os desportistas Daniel Belchior e Epaminondas Meira, já vem se destacando no cenário futebolístico regional após as novas mudanças, e e vêm atraindo olhares dos diversos desportistas e renomados atletas de futebol do meio amador e profissional, que vem vestindo a camisa do Santa Cruz e dando alegria a sua fiel torcida.

Na tarde deste sábado não foi diferente, a equipe cabaceirense recebeu em seu estádio de futebol, a equipe do Grêmio de Olivedos e venceu por 2 a 1. Os renomados atacantes Pajé e Nego Bahia marcaram os gols da equipe do Santa Cruz.

Após a consagração da primeira vitória da equipe neste início de temporada, a equipe continuará com a série de amistosos visando a sua participação inédita na Copa Paraíba de Futebol Amador, competição essa que reúne grandes agremiações de futebol de todo o estado.

A Diretoria do Santa Cruz da Caiçairinha promete unir forças e formar um grande elenco composto por grandes e renomados atletas de futebol para realizar uma grande campanha na Copa Paraíba edição 2021.

Cariri Esporte

Compartilhe essa notícia

Facebook
WhatsApp

Goiânia (GO) — A Paraíba encerrou nesta sexta-feira (4) sua participação no segundo bloco dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2026 com uma campanha histórica. A delegação paraibana conquistou 28 medalhas, sendo 9 de ouro, 8 de prata e 11 de bronze, em modalidades como atletismo, wrestling, jiu-jitsu, natação, basquete, futsal, taekwondo, handebol e trabalhos acadêmicos.

Além dos resultados expressivos nas competições esportivas, a Paraíba também alcançou marcas inéditas na área acadêmica, ampliando ainda mais o protagonismo do estado no cenário universitário nacional.

Ouro e prata no handebol

O último dia de disputas foi marcado por emoção nas quadras. No handebol masculino, a UNINASSAU/PB conquistou a medalha de ouro ao derrotar a UNINASSAU/BA por 35 a 25, coroando uma campanha de destaque.

No feminino, a UNINASSAU/PB também chegou à decisão, mas acabou derrotada pela ESMAC/PA por 26 a 20, ficando com a medalha de prata.

Responsável pelas equipes masculina e feminina, a treinadora Rossana Marques destacou o desempenho dos atletas e o trabalho realizado durante a temporada.

“Foi uma final de muita entrega dos dois lados. Os meninos coroaram o trabalho com o título, e as meninas mostraram um handebol de altíssimo nível, mesmo não saindo com o ouro. As duas equipes representaram muito bem a Paraíba em Goiânia.”

Petrúcio Ferreira conquista o bicampeonato nos JUBs

Um dos grandes momentos da participação paraibana veio no atletismo paralímpico. Petrúcio Ferreira, atleta da UNINASSAU/PB e natural de São José do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba, conquistou a medalha de ouro nos 100 metros rasos.

Com o resultado, o paraibano tornou-se bicampeão dos JUBs na prova, repetindo o título conquistado em 2024.

Tricampeão paralímpico, Petrúcio reafirma seu lugar entre os grandes nomes do atletismo brasileiro e representa também a força do esporte produzido no interior paraibano.

Paraíba alcança feito inédito nos trabalhos acadêmicos

A campanha paraibana também foi histórica fora das competições esportivas.

Isabela Amaecing, da UFPB, tornou-se a primeira mulher paraibana a conquistar uma medalha individual na modalidade de trabalhos acadêmicos dos JUBs. Ela foi premiada com a pesquisa “Do apito à punição: respostas institucionais à violência racial no esporte universitário”, que aborda as respostas institucionais aos casos de racismo no esporte universitário.

Isabela voltou ao pódio no mesmo dia, desta vez ao lado de Fernando Medeiros, também da UFPB. A dupla conquistou o ouro com o trabalho “O avanço da inteligência artificial de forma democrática no xadrez universitário”, de autoria de Fernando.

O resultado colocou a produção acadêmica paraibana em evidência em uma competição que cada vez mais aproxima esporte, ciência e inovação.

Interior e capital fortalecem a campanha

A campanha também mostrou a força do esporte universitário paraibano em diferentes regiões do estado.

Entre os destaques está Anastácia Rocha, de Barra de Santana, que conquistou duas medalhas de prata no atletismo, nos 10.000 metros e nos 3.000 metros com obstáculos.

De Campina Grande, João Savyo conquistou duas medalhas de bronze no wrestling. A UFCG também garantiu bronze no jiu-jitsu, com Maria Cecylia, enquanto a UNIFACISA conquistou o ouro no basquete masculino.

A UEPB encerrou sua participação com quatro medalhas, entre elas o ouro de Clara Lavinha, no wrestling, além dos resultados de Gabriel Dantas, que conquistou ouro e prata no jiu-jitsu.

Na natação, a UNIESP também teve participação de destaque, somando duas medalhas de prata e uma de bronze com Isabela Garcia.

Federação destaca evolução do esporte universitário

O presidente da FPDA, professor Antônio Figueiredo, avaliou positivamente a campanha paraibana e destacou a evolução do estado no cenário universitário nacional.

“Essa campanha confirma que a Paraíba vive um dos melhores momentos do esporte universitário de sua história. São 28 medalhas conquistadas com muito trabalho, em diferentes modalidades e com representantes da capital e do interior, o que mostra a força e a diversidade do nosso esporte. Seguimos trabalhando para que esse crescimento continue nas próximas etapas.”

Com o encerramento do segundo bloco dos JUBs 2026, a Paraíba deixa Goiânia com uma das campanhas mais expressivas de sua trajetória na competição.

Ao todo, foram 28 medalhas, nove títulos nacionais e feitos inéditos que reforçam a força do esporte universitário paraibano dentro e fora das quadras.

Com informações da ASCOM/FPDA – JUBs 2026