Site Referência do Esporte do Cariri

Site Referência do Esporte do Cariri

Clube da chave de Campinense, Treze e Sousa desiste de disputar a Série D; Central assume a vaga

O Salgueiro não disputará mais a Série D do Campeonato Brasileiro. O atual campeão pernambucano comunicou à Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sua desistência. O Central-PE assume a vaga, entrando no grupo 3, com ABC, América-RN, Atlético-CE, Caucaia-CE, Campinense, Treze e Souza-PB.

O ge procurou o presidente do Carcará, José Guilherme, para comentar a saída, mas o dirigente não atendeu às ligações. A informação foi confirmada pelo presidente da FPF-PE, Evandro Carvalho, que explicou que o motivo da desistência é a impossibilidade de o clube manter o pagamento da folha salarial até o fim da competição.

“O único motivo é de ordem financeira. Ele (presidente do Salgueiro) não tem, não encontrou, não vislumbra sustentabilidade, ainda que a competição seja toda paga, hospedagem, viagem, transfer, alimentação… Mas você tem folha salarial, que é da ordem de R$ 200 mil/mês. Quer dizer, você tem aí seis, oito meses de competição que você tem que ter R$ 200 mil/mês. Ele não tem onde buscar, aí ele exerceu o direito, dentro do prazo”, afirma Evandro.

O presidente da FPF também afastou qualquer risco de punição ao Carcará em razão da desistência. “Ele exerceu o direito dentro do prazo, para não ser punido, aí não tem nenhum prejuízo. Foi diferente da Copa do Nordeste. Ali, como ele desistiu em cima da hora, ia ser punido e voltou atrás. Agora não. Agora, agiu corretamente, verificou os prazos, fez tudo direitinho. Portanto, é um direito deles.”

Alegando problemas financeiros, o Salgueiro chegou a anunciar que não disputaria a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil no início de fevereiro. Um dia depois, após grande repercussão, desistiu e acabou entrando nas competições. No Regional, foi eliminado na fase de grupos. Na competição nacional, caiu na primeira fase para o Corinthians.

Em nota, o Central informou que já encaminhou um ofício à FPF-PE com o interesse de herdar a vaga na competição nacional. O Alvinegro também informou que vai se pronunciar oficialmente nesta terça-feira.
Formato de disputa da Série D

O formato da competição será o mesmo de 2020. A fase preliminar – que classifica quatro clubes – terá jogos de ida nos dias 26 ou 27 de maio. Os confrontos da volta estão previstos para 29 ou 30 de maio. A fase de grupos tem largada em 5 de junho.

Assim como no último ano, a Série D terá oito grupos com oito equipes, com turno e returno – portanto, cada time faz 14 jogos na primeira fase, que deve ser concluída em 5 de setembro. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para o mata-mata.

Os quatro semifinalistas garantem o acesso à Série C. A final da competição – em ida e volta – está prevista para os dias 7 e 14 de novembro.

Cariri Esporte

Com GE/ Foto: Rodrigo Avelar / SAC

Compartilhe essa notícia

Facebook
WhatsApp

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), realizou na noite desta quarta-feira, 26, o 1º Pedal Solidário Dia do Feirante, reunindo mais de 200 participantes. Foi uma noite de esporte, solidariedade e homenagem aos profissionais que fazem parte da história e da economia do Município.

A iniciativa contou com a parceria da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).

A concentração e a largada aconteceram na rua Vila Nova da Rainha, em frente à Feira de Flores, de onde os ciclistas seguiram em um trajeto de mais de 10km e depois foram em direção ao Parque do Povo, encerrando o percurso.

A programação contou ainda com a apresentação da banda “Vem Comigo 83”, que animou os participantes durante o evento e contribuiu para tornar a noite ainda mais especial.

Além da prática esportiva, o evento também teve caráter solidário. Para participar, os ciclistas realizaram a doação de 2 quilos de ração para cachorro, contribuindo para uma iniciativa voltada ao cuidado e bem-estar dos animais, que será destinada a protetores da causa em Campina Grande.

Para o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Dorgival Vilar, o pedal representa uma forma de celebrar os feirantes aproximando a população de uma das tradições mais importantes de Campina Grande.

“Foi uma noite muito especial. Conseguimos reunir mais de 200 pessoas em um momento que uniu esporte, solidariedade e, principalmente, uma homenagem aos nossos feirantes. São profissionais que fazem parte da história de Campina Grande e merecem todo o nosso reconhecimento. Agradeço a cada pessoa que participou e ajudou a tornar esse evento tão bonito”, destacou o secretário.

O 1º Pedal Solidário Dia do Feirante integrou a programação de homenagens promovida pela Sesuma, em celebração aos profissionais que diariamente movimentam as feiras de Campina Grande, fortalecendo a cultura, a tradição e a economia local.

Codecom