ADPB emite nota de repúdio sobre os recentes casos de agressões a árbitros de futsal ocorridos em competições da região

A Associação do Desporto da Paraíba que compõe inúmeros profissionais árbitros do estado, emitiu nesta quinta-feira, dia 19, uma nota de repúdio aos fatos lamentáveis de agressões a árbitros ocorridos recentemente em competições de futsal em nossa região.

As agressões aos profissionais árbitros ocorreram nas competições do Campeonato Aroeirense de Futsal e da Copa Cariri de Futsal. Ambos os fatos, os árbitros da ADPB Silvério e José Marivaldo sofreram agressões e os agressores foram severamente punidos pela coordenação das duas competições.

Agressões

No primeiro caso de agressão ocorrido há 15 dias atrás, o atleta Fabricio Borges da equipe do Mekinha de Aroeiras foi eliminado da Copa Cariri de Futsal após agredir o árbitro Silvério durante a partida contra a equipe do Internacional de Cabaceiras. O atleta foi automaticamente eliminado da competição.

Já no segundo caso ocorrido na semana passada durante o Campeonato Aroeirense de Futsal, o atleta Nilson da Silva da equipe do Audax de Aroeiras foi eliminado após agredir o árbitro José Marivaldo. O caso aconteceu na partida entre Frieds City versus Audax.

Gerido pela Segunda Liga Amadora de Futsal, o atleta foi automaticamente eliminado da competição, como também, de todas as competições gerenciadas pela Segunda Liga Amadora de Futsal durante o período de 547 dias, em torno de 1 ano e meio.

A ADPB lamenta pelos fatos ocorridos com os profissionais da entidade e emitiu uma nota repudiando os recentes casos de agressões e pedem aos coordenadores de eventos esportivos, por mais apoio e segurança durante as partidas.

Confira a nota de repúdio emitida pela ADPB: 

NOTA DE REPÚDIO!

Antes de tudo, precisamos lembrar que o esporte é um instrumento de inclusão e interação social, onde o respeito, a tolerância e a educação são seus pilares. Nada justifica um ato de agressão!

Pensando nisso, nós da ADPB, repudiamos atitudes de agressão para com um dos nossos companheiros de arbitragem. Fato que aconteceu mais de uma vez, especificamente na cidade de Aroeiras-PB.

Só quem atua na arbitragem sabe dos desafios encontrados em cada partida de futsal, ou qualquer outro esporte. Muitas vezes recebemos ofensas e ameaças, mas com sensatez, profissionalismo e muito preparo psicológico, tomamos as atitudes necessárias e conseguimos apaziguar as situações, porém quando parte para agressão física contra nós, não podemos tolerar e ficarmos omissos. A importância de nós, árbitros e árbitras, em competições esportivas é fundamental, que nos dispusemos dos nossos tempos, muitas vezes deixando de conviver com nossos familiares, para colaborarmos com o sucesso dos eventos, e chegarmos até o local de trabalho, executá-lo de forma limpa e profissional, e ao final sermos agredidos não será mais aceito.

Pedimos a colaboração de todas as pessoas que fazem os eventos esportivos, para que possamos ter uma proteção e um apoio de segurança, sejam elas a Policia Militar, a Guarda Municipal, ou até mesmo seguranças particulares.

Cariri Esporte