O Salgueiro não disputará mais a Série D do Campeonato Brasileiro. O atual campeão pernambucano comunicou à Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sua desistência. O Central-PE assume a vaga, entrando no grupo 3, com ABC, América-RN, Atlético-CE, Caucaia-CE, Campinense, Treze e Souza-PB.
O ge procurou o presidente do Carcará, José Guilherme, para comentar a saída, mas o dirigente não atendeu às ligações. A informação foi confirmada pelo presidente da FPF-PE, Evandro Carvalho, que explicou que o motivo da desistência é a impossibilidade de o clube manter o pagamento da folha salarial até o fim da competição.
“O único motivo é de ordem financeira. Ele (presidente do Salgueiro) não tem, não encontrou, não vislumbra sustentabilidade, ainda que a competição seja toda paga, hospedagem, viagem, transfer, alimentação… Mas você tem folha salarial, que é da ordem de R$ 200 mil/mês. Quer dizer, você tem aí seis, oito meses de competição que você tem que ter R$ 200 mil/mês. Ele não tem onde buscar, aí ele exerceu o direito, dentro do prazo”, afirma Evandro.
O presidente da FPF também afastou qualquer risco de punição ao Carcará em razão da desistência. “Ele exerceu o direito dentro do prazo, para não ser punido, aí não tem nenhum prejuízo. Foi diferente da Copa do Nordeste. Ali, como ele desistiu em cima da hora, ia ser punido e voltou atrás. Agora não. Agora, agiu corretamente, verificou os prazos, fez tudo direitinho. Portanto, é um direito deles.”
Alegando problemas financeiros, o Salgueiro chegou a anunciar que não disputaria a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil no início de fevereiro. Um dia depois, após grande repercussão, desistiu e acabou entrando nas competições. No Regional, foi eliminado na fase de grupos. Na competição nacional, caiu na primeira fase para o Corinthians.
O formato da competição será o mesmo de 2020. A fase preliminar – que classifica quatro clubes – terá jogos de ida nos dias 26 ou 27 de maio. Os confrontos da volta estão previstos para 29 ou 30 de maio. A fase de grupos tem largada em 5 de junho.
Assim como no último ano, a Série D terá oito grupos com oito equipes, com turno e returno – portanto, cada time faz 14 jogos na primeira fase, que deve ser concluída em 5 de setembro. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para o mata-mata.
Os quatro semifinalistas garantem o acesso à Série C. A final da competição – em ida e volta – está prevista para os dias 7 e 14 de novembro.
Cariri Esporte
Com GE/ Foto: Rodrigo Avelar / SAC