Com participação decisiva de profissional caririzeiro, Brasil vence a China em estreia no futebol de 5 nas Paralimpíadas

Não poderia ter começado melhor a caminhada da Seleção Brasileira de futebol de 5 nos Jogos de Tóquio. Na noite deste sábado (29), já invadindo a madrugada de domingo, a equipe tetracampeã paralímpica derrotou a China por 3 a 0, pelo Grupo A, com dois gols do pivô Nonato e um do fixo Cássio, em cobrança de penalidade.

Na outra partida da chave, os donos da casa surpreenderam e golearam os franceses por 4 a 0. Será justamente o Japão nosso próximo adversário, às 23h30 (de Brasília) deste domingo, novamente com transmissão do SporTV 2, que exibiu a estreia da Seleção.

“Foi importante começar a competição somando três pontos, e os gols são consequência do trabalho. A gente vem treinando tanto a bola parada quanto essa jogada ensaiada”, disse Nonato, referindo-se ao lance que fechou o placar e é fruto de muita repetição nas fases de concentração que o Brasil realiza no Centro de Treinamento Paralímpico, localizado em São Paulo.

A jogada pouco usual em uma partida de futebol praticado por pessoas com deficiência visual nasceu de um escanteio cobrado por Nonato para Ricardinho. Após rolar a bola para o camisa 10, Nona, como é carinhosamente chamado no grupo, correu até a frente do gol adversário e esperou pela finta de Ricardinho, que conduziu a bola para trás, fez o breque e rolou ela rasteiro em direção ao pivô. De primeira, Nonato se jogou com os dois pés, dando um carrinho que empurrou a bola para o fundo das redes do goleiro chinês.

Antes, o camisa 8 já havia aberto o placar na etapa inicial, em cobrança precisa de tiro livre que os asiáticos cederam após a sexta falta coletiva. Foi também de bola parada, mas em pênalti convertido por Cássio, que o Brasil abriu 2 a 0 e controlou a partida.

Foi o quinto encontro entre as seleções em Paralimpíadas. Agora, o Brasil soma quatro vitórias, incluindo a da final de Pequim 2008, e um empate no retrospecto. Além dos japoneses, no domingo, o time encara a França na segunda-feira. Os dois melhores do grupo avançam às semifinais. A decisão pelo ouro está marcada para o dia 4 de setembro, às 5h30.

Paraibanos na Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira de futebol de 5 que disputa as Paralimpíadas de Tóquio conta com a presença de vários paraibanos que integram a delegação ‘canarinha’. A lista conta com os atletas paraibanos Matheus Costa, Damião Robson e Luan Lacerda. O time será comandado pelo também paraibano Fábio Luís Vasconcelos.

Entre os paraibanos, Seleção Brasileira de futebol de 5 conta conta com a presença marcante de dois caririzeiros que integram a delegação paralímpica. O preparador físico e chamador Edson Gomes da cidade de Boa Vista e o atleta Damião Robson de Cabaceiras.

Edson Gomes é o preparador físico da Seleção Brasileira e durante as partidas atua na função de chamador da equipe, na qual tem o objetivo de dá dicas importantes sobre o posicionamento dos rivais para que os brasileiros tenham mais informações para formularem uma jogada.

O caririzeiro Edson Gomes foi fundamental na partida de estreia da Seleção Brasileira, sendo responsável pelas orientações nas jogadas que saíram os gols da Seleção na partida.

Já o outro caririzeiro Damião Robson acabou ficando no banco de reservas á disposição da comissão técnica, mas não entrou na partida de estreia.

Confira a tabela completa do futebol de 5 nos Jogos de Tóquio (já no horário de Brasília):

DIA 28 (sábado)

Japão 4 x 0 França
BRASIL 3 x 0 China

DIA 29 (domingo)

4h30 – Argentina x Marrocos
7h30 – Espanha x Tailândia
21h – China x França
23h30 – BRASIL x Japão

DIA 30 (segunda)

4h30 – Tailândia x Marrocos
7h30 – Espanha x Argentina
21h – Japão x China
23h30 – França x BRASIL

DIA 31 (terça)

4h30 – Argentina x Tailândia
7h30 – Marrocos x Espanha

DIA 1/9 (quarta)

21h – Disputa do 7º lugar
23h30 – Disputa do 5º lugar

DIA 2 (quinta)

4h30 – Semifinal 1
7h30 – Semifinal 2

DIA 3 (sexta)

23h30 – Disputa pelo bronze

DIA 4 (sábado)

5h30 – Disputa pelo ouro

Cariri Esporte

Com CBDV