Dois caririzeiros integram a lista dos paraibanos convocados para disputar as Paralimpíadas de Tóquio pela Seleção Brasileira de Futebol de 5

A Seleção Brasileira de futebol de 5 que disputará as Paralimpíadas de Tóquio foi recentemente convocada, com a presença de vários paraibanos que integrarão a delegação ‘canarinha’. A lista conta com os atletas paraibanos Matheus Costa, Damião Robson, Jardiel Vieira Soares e Luan Lacerda. O time será comandado pelo também paraibano Fábio Luís Vasconcelos.

Entre os paraibanos, Seleção Brasileira de futebol de 5 conta contará com a presença marcante de dois caririzeiros que integram a delegação paralímpica.

A comissão técnica da Seleção Brasileira de futebol de 5 é quase formada por integrantes paraibanos. Dentre eles, integra a equipe o profissional caririzeiro, Edson Gomes, natural de cidade de Boa Vista.

Edson Gomes é o preparador físico da Seleção Brasileira que juntamente com seus colegas paraibanos da comissão técnica, Fábio Vasconcelos (técnico), Bamba (Auxiliar técnico), Halexson Barbosa (Fisioterapeuta), irão tentar buscar o pentacampeonato para o Brasil.

Em entrevista ao JPB 2ª Edição da TV Paraíba, o caririzeiro Edson Gomes falou da expectativa de buscar o penta para o Brasil. 

“É muito gratificante, tenho a certeza que iremos representar com muito afinco a nossa Seleção em Tóquio. E se Deus quiser vamos buscar a nossa quinta medalha de ouro!”, destacou Edson Gomes.

CLIQUE AQUI E ASSISTA A ENTREVISTA

OUTRO CARIRIZEIRO COMPÕE A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE 5

Além de Edson Gomes, outro caririzeiro estará participando das Paralimpíadas de Tóquio. Trata-se do atleta Damião Robson, que é filho natural de Cabaceiras e é considerado um dos atletas mais antigos da Seleção Brasileira de Futebol de 5. O atleta atua na posição de fixo e é uma das peças chaves do Brasil.

Damião Robson coleciona vários títulos durante sua carreira, entre eles: Tricampeão dos jogos olímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008, Rio de Janeiro 2016), Bi-campeão Mundial da IBSA, Tri-campeão dos Jogos Parapan-Americanos (Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015).

O caririzeiro sofreu um acidente de arma de fogo aos 16 anos e perdeu a visão. Damião smepre jogou futebol e aos 18 anos de idade, começou a praticar o futebol de 5.

A participação do futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos aconteceu, pela primeira vez, em Atenas no ano de 2004. Também nesse evento, o Brasil foi o campeão ao superar, nos pênaltis, os argentinos por 3 a 2. A Seleção Brasileira possui mais títulos paralímpicos em Pequim 2008 e Londres 2012.

O último título do selecionado brasileiro de futebol de 5 aconteceu nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, quando o Brasil sagrou-se tetracampeão. Agora, a meta é buscar o penta campeonato no Japão.

O Brasil estreia nos Jogos Paralimpicos de Tóquio no próximo dia 29. O Brasil está no Grupo A ao lado de Grupo A, ao lado de Japão, França e China.

Cariri Esporte